-
Arquitetos: Wheeler Kearns Architects
- Área: 7336 ft²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Tom Harris, Steve Hall
-
Fabricantes: Agricultural Projects Holland B.V., Indy, Menards, Mitsubishi, Rais, Techno Quartz
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fundada em 2006, a Granor Farm, a primeira fazenda de vegetais orgânicos certificados no sudoeste de Michigan, mais uma vez expandiu seu local e suas ofertas à comunidade local. A Estufa Granor recentemente construída atinge os objetivos da fazenda de criar um espaço programado e condicionado inventivamente para educação alimentar, produção e cidadania sob o mesmo teto. Com a economia agrária e utilidade em mente, a estrutura de vidro pré-fabricada de 7.336 ft² abriga o pessoal da fazenda, chefs, jovens do Farmcamp, visitantes e clientes em uma fazenda de vegetais em funcionamento, enquanto envolve deliciosamente todos os seus cinco sentidos.
O edifício foi projetado para se "encaixar" nas tipologias da fazenda e vernáculas existentes. Aço galvanizado, alumínio laminado e portas pintadas de “vermelho Farmall” a unem visualmente aos demais volumes da fazenda.
Com sua lateral voltada para o sul, o edifício utiliza o sistema de estufa Venlo para organizar seu programa diversificado em três zonas com estratégias de envidraçamento associadas. A zona central, projetada para máxima flexibilidade do programa, utiliza vidro transparente para fornecer vistas desimpedidas para os campos e o céu acima. Nas faces leste e oeste, que incluem espaço para a produção de mudas/germinação, o vidro translúcido fornece um ambiente de cultivo ideal mais difuso.
Na parte central, a cozinha suporta a produção diária de alimentos e pães feita a partir de ingredientes cultivados na fazenda. Ela também ancora o programa de refeições de grande sucesso da Granor que incorpora um mobiliário flexível sobre o piso de concreto polido, permitindo que o espaço se transforme facilmente de uma instalação de produção para um local para eventos comunitários e de refeições.
Delimitando o principal espaço social, dois volumes revestidos de Douglas Fir proporcionam uma separação estratégica entre as zonas, abrigando a área de serviço, banheiros, despensa e escritório. A madeira suaviza os acabamentos frios enquanto filtra a absorção acústica que envolve as faces dos volumes. As persianas atenuam a reverberação para criar um espaço social acusticamente confortável.
O condicionamento da estufa exigiu uma abordagem inovadora de aquecimento e resfriamento. A estufa é equipada com aberturas automatizadas e operáveis que modulam naturalmente a temperatura interna do ar. Durante o inverno, a tubulação hidrônica radiante do piso introduz calor próximo aos ocupantes, enquanto um sistema de Fluxo de Refrigeração Variável (VRF) adiciona calor adicional por cima. Para mitigar a condensação no teto de vidro, tubos radiantes de aletas hidrônicas percorrem toda a extensão da zona central sob cada vale. No verão, o sistema VRF, os ventiladores de desestratificação e persianas reflexivas horizontais retráteis gerenciam o ganho de calor do sol para manter a zona central confortável para seus muitos usos.
A flexibilidade do programa e o uso extensivo de vidro representam desafios para a iluminação de cada espaço. A abundante luz do dia é controlada pelas persianas horizontais operáveis, e com os volumes de madeira pontuados com aberturas redondas na "cobertura", cada espaço é iluminado durante o dia pela luz natural. As refeições noturnas criaram um desafio diferente. Uma vegetação protege os faróis dos veículos de brilhar no terreno, em combinação a uma iluminação no piso. Uma vez dentro, cada elemento da estratégia de iluminação aumenta a intimidade da experiência. Uma grade uniforme de downlights com escurecimento quente ilumina especificamente as superfícies horizontais do espaço enquanto minimiza os reflexos, permitindo vistas para fora durante a noite.